quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mais do mesmo todos os dias


A vida muitas vezes nos parece um movimento repetido entre o levantar – arrumar os filhos para escola – preparar o café da manhã – estar pronta para o trabalho- dar conta do trabalho- cuidar da casa- dar atenção ao marido – cozinhar – ver o dever da criança- fazer presente no dia dela – enfiar um banho no meio disso tudo – entre outras coisas mais.
O corpo reclama, porque só é cobrado. A gente engole alguma coisa nos minutos que sobram e toma um analgésico no final da tarde para dar conta da noite.
Sim, é preciso encaixar no meio da falta de tempo um tempo pra gente. Para um cuidado que gere força e bem estar para prosseguir com mais leveza. O Pilates pode ser um caminho. Ele ajuda a reequilibrar mente e corpo, com exercícios que a princípio, podem até parecer impossíveis, mas que se tornam recompensas a cada passo dado e novo resultado alcançado.
Trabalhar o corpo desta maneira diminui as dores e a torna a repetição do dia-a-dia mais leve, mais fácil.
Os que já causaram uma lesão no corpo também se beneficiam, reeducando o corpo para as tarefas antigas e novas.
Mudamos a consciência corporal, expandimos limites e nos tornamos mais amigos do espelho, sem necessidade de tantos adornos para se fazer aceitável aos nossos próprios olhos.



A lesão da repetição

 As LER/Dort — lesões por esforços repetitivos é também é conhecido por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo) e por D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), — são as doenças de maior prevalência entre as relacionadas ao trabalho em nosso país. De acordo com o INSS, são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. Individualmente causam muito sofrimento, incapacidade e longos períodos de afastamento.
As lesões atingem o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional. Existe maior incidência na faixa etária de 30 a 40 anos, e as mulheres são as mais atingidas.
São incapacitantes e aterrorizantes para quem sente as terríveis dores invisíveis, e por conta disso, por não ser uma ferida aberta, uma fratura exposta, tratada como “frescura”, “preguiça”, ou “corpo mole”.
A verdade, é que qualquer movimento repetido, sem preparo –seja alongamento, aquecimento, ou fortalecimento – pode resultar em lesão. Cabelereiras pela força que fazem ao alisar os cabelos no vapor do secador e na escova. Caixas. Lavadeiras. Passadeiras. Diaristas. Professores. Telefonistas. Músicos.
A prática do Pilates tem sido adotada para prevenir problemas como este, e tem proporcionando resultados eficientes.
Pratique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário