quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O Pilates e a Lombalgia

Luciana Casemiro responde...




O que são doenças lombares, e quais as causas?
A lombalgia é um sintoma de que algo na sua coluna não vai bem. Nossa coluna é composta de vértebras (ossos) e discos intervertebrais (entre as vertebrais), e alterações nessas partes podem acarretar patologias sintomáticas ou não. Uma pessoa pode passar a vida toda sem dor e apresentar uma escoliose por exemplo. Ou ter uma patologia classificada como “leve” e apresentar muita dor. As causas das patologias são diversas, podendo ser de origem muscular, articular ou discal.

Existe algum tipo de prevenção?
Realizar exercícios regularmente (alongamentos, fortalecimentos e aeróbicos), manter o peso corporal dentro da normalidade e utilizar travesseiro e colchão adequados ao seu corpo e jeito de dormir.

Por que tantas pessoas são acometidas por doenças relacionadas à coluna?
O homem em sua origem primitiva, utilizava quatro apoios para locomover-se, sendo praticamente um quadrúpede. Em um certo momento evolutivo, nossos antepassados passaram a andar com apoio somente nas pernas e pés, passando a condição de bípedes, porem para que este estilo de vida se mantivesse, era necessário que o tronco e a coluna suportassem então, o peso da parte superior do corpo, por isso a necessidade de fortalecer a coluna. E com a evolução mecânica, civil, industrial, tecnológica e social, os homens passaram a passar cada vez mais tempo sentados, o que faz da coluna, principalmente a lombar, a parte do corpo que permanece apoiada, suportando o peso do tronco sem poder distribuir o peso nas pernas. Por esta razão, quanto mais trabalhamos sentados, maior a necessidade de períodos de pausa, levantar-se e andar um pouco, para aliviar a tensão imposta na lombar. Além disso, músculos fortes, suportam melhor esta carga do cotidiano. 

Qual a função do Pilates, ou melhor, como ele pode ajudar neste tipo de problema? É apenas preventivo, ou pode ajudar no processo da cura?
Visto todo o processo pelo qual o homem passa, podemos perceber que nossa evolução geral vai contra nossa evolução biológica. Nosso corpo precisa de movimento, de exercitar-se, de crescer e funcionar plenamente. O Pilates fortalece o corpo e faz sua mente focar nesta maquina perfeita da criação. Fortalecendo os músculos superficiais e profundos, prevenimos patologias diversas, e se estiverem instaladas, diminui os desconfortos e ate podemos obter sua cura.  Muitos praticantes experimentam a cura das dores na coluna, tornando-se adeptos fieis da modalidade.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Os Benefícios do Pilates





Este método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e o seu objetivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco.
Como consequência, melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal. Além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, contraria o stress e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.
Respirar corretamente é essencial em Pilates, ainda que esta possa ser a área mais complicada de dominar. Como tentamos manter sempre o transverso abdominal constante e suavemente contraído, a respiração tem de ser lateral-toráxica (as costelas expandem lateralmente na inspiração e relaxam na expiração, mantendo-se o abdominal com a mesma contração ligeira e sem levantar os ombros.
Alguns benefícios:
1- Uma ótima maneira de relaxar e bater estresse:
Pilates é uma forma suave de exercício que literalmente lhe reintroduz ao seu próprio corpo. E quanto melhor você entender o seu corpo e como ele funciona mais fácil será para você liberar a tensão, relaxar e combater o stress da vida moderna.
2 - Pilates Melhora seu equilíbrio e coordenação:
A prática do Método Pilates ajuda a melhorar o seu equilíbrio e coordenação pelo realinhamento da coluna e fortalecimento do "core". Um melhor equilíbrio e coordenação significam menos lesões. Vem daí o grande sucesso do Método Pilates entre os atletas, bailarinos e esportistas.
3 - Exercícios Pilates sem sofrimento:
Muitas pessoas simplesmente não podem nem pensar na rotina de uma academia de musculação, muito menos no esforço físico para ganhar músculos. Método Pilates é uma técnica de exercício não aeróbico, suave, mas que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pilates na melhor idade




O Pilates pode ser praticado por pessoas de diversas idades, pois se trata de um método individualizado, onde os exercícios serão realizados após uma avaliação feita por um profissional competente de acordo com as necessidades e objetivos apresentados pelo aluno que irá praticar os exercícios.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o envelhecimento é definido como “o prolongamento e término de um processo representado por um conjunto de modificações físicas, fisiológicas (modificações internas do organismo) e psicológicas ininterruptas as ações do tempo sobre as pessoas”, sendo assim saúde significa estar em bom estado físico, mental e social e não consistindo apenas a ausência de doença.
O Pilates na terceira idade tem como objetivo estabelecer medidas preventivas, restauradoras e/ou reabilitativas, sempre visando manter o que está íntegro restaurar o que está se perdendo (alongamento, fortalecimento, equilíbrio, coordenação motora...), desenvolver funções já perdidas pelo passar da idade e reabilitar quando já se apresenta alguma doença.
Além disso, a prática estimula a produção e a demanda de cálcio para os ossos que possam estar fragilizados, proporcionando lubrificação e aumento da amplitude dos movimentos para as articulações acometidas, respeitando os limites e avanços de cada um dentro das aulas.
Dentre todos os objetivos, trabalhamos com:
-Correção ou a melhora das alterações posturais geradas pelo alongamento de todo o corpo (estimulado na maioria dos exercícios do método Pilates) e pelo fortalecimento da coluna vertebral visando a manutenção da postura (postura correta) e evitando o cansaço dessa musculatura);
-Melhora da consciência corporal fazendo com que o aluno aprenda a reconhecer o movimento juntamente com as partes do corpo, que somente pode ser vivenciado a partir de experiências de movimento, tempo e espaço;
-Melhora da rigidez articular (articulação endurecida, com dificuldade de movimento) estimulada pelos exercícios fazendo com que a produção do líquido sinovial aumente, pois é um líquido produzido por todas as articulações e que serve para lubrificar, melhorando assim os movimentos e com isso melhorando e tornando mais fácil as atividades da vida diária.
-Fortalecimento de membros inferiores diminuindo assim o risco de quedas, melhorando o caminhar e evitando as fraturas comuns nessa idade. Fortalecimento muscular na região abdominal, coluna em geral, glúteos e região de períneo (musculatura que sustenta os órgãos internos como bexiga), eliminando ou reduzindo as dores nas costas e a redução de incontinência urinária (dificuldade em segurar a urina) provocada pela fraqueza dessa musculatura e fortalecimento global da musculatura esquelética para a prevenção ou reabilitação de doenças existentes como a artrose, osteoporose, dores nas costas e nas articulações, já que o método tem como princípio movimentos lentos, ritmados e ausência de impacto importante para o tratamento de inúmeras doenças apresentadas pelo idoso;

-Melhora da capacidade respiratória, pois trabalhamos durante todos os exercícios incentivando a respiração para manter a oxigenação do sangue melhorando a eliminação de gases nocivos, tornando assim a circulação mais pura;
-Relaxamento do corpo e da mente, pois os exercícios são executados com movimentos harmônicos nos quais associados com a respiração e concentração, geram um bem estar físico e mental.

Previna-se e pratique Pilates



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as pessoas enfrentarão dor nas costas ao menos uma vez na vida. A má postura no dia-a-dia e o excesso de tempo gasto na frente do computador, além do uso de bolsas pesadas e calçados inapropriados, podem causar danos ao corpo, principalmente para sua base estrutural: a coluna.
Uma das formas de combater este incômodo é a prática do Pilates. A atividade possui técnicas apropriadas que auxiliam no alívio das dores, através de um eficaz fortalecimento de musculaturas profundas e certeiras na reeducação postural. Os músculos corretos serão trabalhados para manter a coluna posicionada no seu lugar, sem desvios, saudável.
O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer faixa etária. Mas antes de iniciar os exercícios, principalmente para quem já apresenta dor na coluna, é fundamental uma avaliação física.